Vereadores aprovam LDO/2018 e a antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara
Saiba detalhes das decisões tomadas pela maioria dos vereadores durante essa sexta, 25
O Poder Legislativo de Maracaçumé mais uma vez esteve reunido e dessa vez, na sexta-feira (25), a discussão foi em torno da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018 e apreciação de projetos de lei dos parlamentares. As sessões, são duas sessões a cada encontro, terminaram com parecer de aprovação da LDO/2018 e com aprovação da antecipação da eleição da mesa diretora.
O vereador Pablo Mendes apresentou seu primeiro projeto de lei do ano, que trata da criação do Programa de Internet grátis – Cidade Digital. Para o parlamentar o Projeto, se aprovado, vai contribuir para que jovens de baixa renda possam ter acesso livremente a internet banda larga em praças e outros locais públicos.
“Esse projeto é muito importante, principalmente para os jovens de baixa renda, muitos deles não tem acesso a internet, não tem condições de colocar internet em casa ou acessar pela rede 3G e vai dar acesso a eles a informação, a sítios de educação e outros” comentou.
O projeto será apreciado pelos outros vereadores e deve entrar em votação nas próximas sessões ordinárias.
LDO
Após ser apreciada pela Comissão de Orçamento, Finanças, Obras Públicas, Planejamento e Patrimônio Municipal, a Lei de Diretrizes Orçamentários 2018 com exercício para ano que vem, ou seja 2019, foi aprovada.
De forma unanime os vereadores aprovaram a lei que direciona os gastos e aplicação dos recursos que o município vai receber no ano que vem.
Antecipação da eleição da mesa diretora
Foi aprovada a resolução do Legislativo nº 001/2018 e o processo eleitoral para a formação da mesa diretora para o biênio 2019-2020 pode ser antecipado. A decisão da maioria dos vereadores permite que 03 meses antes do fim do mandato da atual presidente, vereadora Aparecida Amaral, a eleição para a formação da mesa seja realizada.
“Não tem por que falamos tanto dessa resolução, ela não irá decidir data da eleição, ela não está dizendo dia da eleição ou quem [será] os candidatos, ela trata de antecipação de uma eleição da Câmara” comentou o vereador Chico Moura.
O vereador Nego do Chaga acredita não haver necessidade de antecipação e foi contra a aprovação. A vereadora Gisley também se posicionou de forma contrária a aprovação.