Vereador levando ovada, força de choque agindo, Cândido Mendes em alvoroço e quatro vereadores cassados
Clima de tensão política eleva os ânimos no município
Nessa segunda-feira, 26, um clima de guerra pairou sobre a Câmara Municipal de Cândido Mendes, sobretudo por forte apelo popular em frente ao prédio. Em meio a tudo isso, o parlamento, por maioria absoluta, cassou o mandato dos vereadores Tayron Gabriel Sousa de Jesus, Wadson Jorge Teixeira Almeida, Whebert Barbosa Ascensão, e Nivea Marsônia Pinto Soares, por quebra do decoro parlamentar.
Uma representação movidas pelo senhor Jurinha em desfavor dos vereadores pediu a cassação dos mandatos dos parlamentares por quebra de decoro. Tramitada no Conselho de Ética, esse decidiu por maioria acatar o pedido por quebra do decoro. Entretanto para o Conselho de Ética, os vereadores Tayron Gabriel Sousa de Jesus, Wadson Jorge Teixeira Almeida, Whebert Barbosa Ascensão e Nivea Marsônia Pinto Soares violaram o princípio da dignidade do cargo de vereança.
Após leitura do relatório e parecer, foi concedida a parte aos vereadores bem como aos advogados de defesa. Encerradas as manifestações os vereadores votaram de forma aberta, sendo registrado o número de 08 (nove) votos atingidos a maioria absoluta pela cassação.
Por fim, o Presidente declarou o resultado, comunicou que será publicado o Decreto Legislativo com a perda de mandato e que os órgãos competentes serão comunicados da decisão do Poder Legislativo. Na oportunidade informou que, amanhã, terça-feira (26), será dada posse ao vereador suplente, Haymir Pereira Nishimura, Dadson Silva e Silva, Carlos Rogerio Ferreira Viana e Joana Costa Cunha.