UBS do Centro do Jacy realiza programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Os benefícios foram destinados para todas as mulheres da comunidade
Uma manhã direcionada especialmente para as mulheres do Povoado Centro do Jacy, assim foi a manhã dessa quinta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher. A Unidade Básica de Saúde (UBS) realizou uma programação diversificada para lembrar a importância da data.
Um Ciclo de palestras, dos mais variados temas, foi o que fortaleceu o diálogo acerca de como cuidar da saúde da mulher. As moradoras do local receberam orientações acerca do câncer de colo útero, câncer de mama e demais problemas que merecem a atenção delas.
Além disso, um mutirão de preventivos foi ofertado para todas as mulheres da comunidade, a intenção é dar o diagnóstico com antecedência de possíveis doenças ginecológicas ou agir antes que alguma destas venha se manifestar.
Segundo a assessoria da Saúde, no Povoado desde a reforma da UBS muitas ações e mutirões já foram realizados, através dos quais muitos objetivos já foram atingidos.
Dica do Dia
1 - Porque é tão importante que as mulheres façam exames preventivos?
Para prevenirem as doenças ginecológicas, hoje sabemos que muitas doenças podem acometer as mulheres em diferentes etapas de sua vida como endometriose, infecções, câncer de mama, útero e cistos ovarianos.
2 - A partir de qual idade a senhora indica começar a fazer o check-up? De quanto em quanto tempo é preciso repetir os exames?
O check up ginecológico deve ser realizado anualmente a partir do momento que se inicia vida sexual ou a por volta dos 25 anos se ainda não tem relações.
Importante salientar que é indicada uma visita ao ginecologista quando ocorre a primeira menstruação, para que a jovem tire suas dúvidas e tenha orientação.
3 - Qual relação de exames preventivos, em geral, o senhora indica? Varia de acordo com a idade? Porque?
Uma rotina de prevenção adequada consiste em diversos exames; sempre respeitando queixas, indicações e incidência das principais doenças de acordo com a faixa etária. Tais exames não excluem uma consulta bem feita e exame físico detalhado.
Para pacientes jovens abaixo de 35 anos, indicado ultrassom pélvico para avaliar utero e ovários, ultrassom das mamas, exame preventivo de papanicolau, e screening laboratorial sanguíneo contendo hemograma, perfil lipidêmico, hormonios tireoidianos e dependendo da queixa marcadores tumorais e de doenças infectocontagiosas.
Para pacientes de 35 anos ou mais que apresentam fatores de risco para cancer de mama, associa-se uma mamografia para avaliação complementar da mama anualmente.
Dos 50 aos 69 anos a mamografia deve ser realizada a cada 1 ou 2 anos, dependendo de cada caso.
A partir dos 60 anos a pesquisa de sangue oculto nas fezes faz parte dos exames preventivos pelo aumento da incidência de câncer colo retal.
Com informações do Departamento de Comunicação de Maracaçumé