TCE já realizou cinco avaliações e em todas Centro Novo do Maranhão permaneceu irregular
As avaliações trimestrais iniciaram em setembro de 2016 e desde então o município nunca ficou em situação regular.
A transparência pública é uma obrigação, não é algo facultado ou que os gestores, seja do Executivo ou Legislativo, podem deixar para cumprir quando for possível, mas muitos municípios maranhenses deixam de atender o que diz a Lei de Acesso à Informação. O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) é quem vem fiscalizando os municípios quanto a este fato.
A instituição já realizou cerca de cinco avaliações nos portais da transparência existentes em todo o Maranhão e os destaques negativos são para as cidades de Cunha, Aldeias Altas Araioses, Arame, Benedito Leite, Buriticupu, Cedral, Centro Novo do Maranhão, Fortuna, Governador Luiz Rocha, Joselândia, Lajeado Novo, Luís Domingues, Magalhães de Almeida, Miranda do Norte, Parnarama, Pastos Bons, Porto Franco, Santana do Maranhão, São Bento, São João Batista e Vitória do Mearim, que permaneceram IRREGULARES em todas as avaliações.
A cidade de Centro Novo do Maranhão, apesar de em crescimento, ainda não conseguiu cumprir os requisitos mínimos cobrados nas avaliações do trimestrais do TCE, que vem sendo realizadas desde setembro de 2016. Confiram a avaliação na íntegra!
Na região apenas as cidades de Junco do Maranhão e Boa Vista do Gurupi estão em situação regular e estão liberadas para firmar convênios com entes federais.