X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Logo BLog Fernando Nascimento

Foto Fernando Nascimento

Curta nossa página do facebook

Também amo os professores políticos, mas sou contra os politiqueiros

Meia dúzia de politiqueiros resolveram me colocar na cadeira de prefeito

Jornalista Fernando Nascimentho | Postado em:

Também amo os professores políticos, mas sou contra os politiqueiros
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

 

O vigor dos professores é admirável, a luta pela classe, o amor pela profissão e tudo que os bons profissionais fazem pelos alunos e pela educação de forma geral, talvez por isso me tornei professor. No entanto é preciso separar o professor, que naturalmente é um agente político, dos que assumem a condição de professor para fazerem politicagem, infelizmente esses existem dentro do contexto de qualquer sociedade contemporânea ou da dimensão educacional.

Há de se comentar que ninguém se sindicaliza apenas para obter salários melhores, isso jamais tornará a educação do Brasil sinônimo de eficácia e de um todo transformadora. O sindicalismo é a luta pelos direitos sociais e coletivos, isso não implica em mais dinheiro e menos trabalho, pelo contrário, todos que possuem direitos também possuem deveres.

Nessa direção, é pertinente dizer que atualmente me tornaram prefeito, oficialmente, pela voz de uma minoria, estou sentado na cadeira do Executivo e pronto para deliberar todas as questões atreladas ao município, inclusive a responder a politiqueiros sobre o reajuste no salário dos professores.

Pois bem, ao contrário de alguns que jamais se levantam para além da própria conveniência política, eu fui buscar respostas sobre tal questão por entender que aqueles que usam a docência como possibilidade de transformação de outros e de si mesmos possam entender o que está acontecendo.

Em conversa com Chico Velho, o verdadeiro prefeito de Maracaçumé (nesse caso deixando de lado o cargo que querem me presentear os politiqueiros), o gestor afirmou que em breve a situação do reajuste salarial dos professores estará resolvida, pois já há uma reunião agendada para que se chegue a um consenso sobre o fato.

Além disso, ele reforçou "é um direito da classe e nós não somos contra a nenhum benefício direcionado aos professores".

Vale pontuar, que essa história de que professor que trabalha em Maracaçumé não é valorizado só pode ser contada por quem não se atenta a realidade, vejamos:

Salário base para professores de acordo com dados do SIOPE/2019

Centro Novo do Maranhão

1.839,84

Boa Vista do Gurupi

1.931,66

Junco do Maranhão

1.641,58

Maracaçumé

2.284,32

Terço de Férias

Maracaçumé é um dos poucos municípios maranhenses a pagar o benefício de forma antecipada, assim como o 13º salário da classe. Além disso, é pertinente destacar que isso não é comum nos municípios da região.

Outro fato curioso é que o Maranhão possui cerca de 217 municípios, mas apenas 60 municípios efetuaram o pagamento do reajuste salarial na transferência referente ao mês de janeiro deste ano.

GALERIA:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp