SEMUS encerra o ano com atividades da Campanha Dezembro Vermelho
Em vários locais do município ações preventivas são realizadas com foco no alerta e esclarecimento acerca da AIDS
O ano está chegando ao fim e a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Junco do Maranhão finaliza as atividades de 2018 com a Campanha Dezembro Vermelho. A iniciativa visa conscientização e combate a AIDS, e acontece em todos os locais do município.
Ontem (18) mais uma ação alusiva a Campanha foi realizada e serviu de espaço para orientação e esclarecimento acerca da doença. As meninas do Zumba JC fizeram uma maravilhosa apresentação trazendo ainda mais interatividade para o momento.
Palestras, testes rápidos e outros procedimentos de saúde foram realizados pela equipe responsável pela a ação. A enfermeira Fabiana Castro Nunes foi a palestrante e trouxe ao foco da conversa uma luz sobre os mitos que cercam a AIDS.
“Sou muito feliz com todos os resultados alcançados neste ano de 2018 na Secretaria Municipal de Saúde de Junco do Maranhão” declarou o secretário Ayrton Abas.
Entenda mais sobre a AIDS
Como o HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:
Sexo sem camisinha por vias vaginal, anal ou oral;
De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;
Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Sintomas
Os primeiros sintomas da doença podem ser tão leves que frequentemente são confundidos com um mal-estar passageiro. Mesmo quando se manifestam com mais intensidade, podem ser interpretados como os sintomas de uma virose. Por isso é importante fazer o teste que permite a verificação da infecção. Os sintomas mais comuns são: febre constante, manchas na pele, calafrios, diarreia constante e perda de peso.
Formas de proteção
Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde.
A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Por isso, use camisinha sempre.
Porém, o preservativo não deve ser uma opção somente para quem não se infectou com o HIV. Além de evitar a transmissão de outras doenças, que podem prejudicar ainda mais o sistema imunológico, ele previne contra a reinfecção pelo vírus causador da aids, o que pode agravar ainda mais a saúde da pessoa.
Guardar e manusear a camisinha é muito fácil. E atenção: nunca use duas camisinhas ao mesmo tempo. Aí sim, ela pode se romper ou estourar.