SEMUS de Boa Vista do Gurupi inicia campanha de vacinação contra a gripe
Fique atento para os prazos, não deixe de se vacinar!
A preocupação e o foco na prevenção de doenças continua sendo referência nas ações da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista do Gurupi, que acaba de iniciar a campanha de vacinação contra a gripe(Influenza). Todos os pacientes (veja quem pode tomar a vacina abaixo) que se enquadram nas condições para tomar a vacina devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para garantir a prevenção.
A campanha irá até o dia 01 de junho, a SEMUS busca a estratégia para diminuir o impacto da gripe em todo território municipal. Vacine-se, proteja-se, cuide-se!
Quem deve tomar
Em comparação com 2017, não teremos nenhuma alteração em relação ao público que deve levar a picada. A escolha desses grupos se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos.
Além disso, parte desse pessoal possui contato diário com outras pessoas infectadas, o que aumenta o risco de transmissão. A lista inclui:
- Crianças de 6 meses a 5 anos
- Pessoas com mais de 60 anos
- Gestantes
- Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
- Profissionais da saúde
- Professores da rede pública e particular
- População indígena
- Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide
- Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
- Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter
- Pessoas privadas de liberdade
- Adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa
Dicas para prevenção
O vírus influenza é transmitido pelo contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos e nariz. Cuidados simples ajudam na prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
Lembre-se da importância de manter seu cartão de vacinação sempre atualizado e em dia. Visite quaisquer das unidades e busque orientação acerca de como agir.