SEMAS promove caminhada alusiva ao Agosto Lilás em Junco do Maranhão
O mês é de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
Nesta quarta-feira, 25, a manifestação pelo fim da violência contra a mulher fez parte de mais uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Junco do Maranhão. Uma caminhada em alusão ao Agosto Lilás (mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher) movimentou as principais ruas da Sede.
A secretária, Fernanda Souza, participou do ato ao lado de outros secretários municipais e de várias outras pessoas com cartazes com frases de incentivo ao fim da violência. A intenção, além de alertar, era estimular que mulheres denunciem qualquer forma de violência sofrida, seja no ambiente doméstico ou de trabalho.
A caminhada chamou a atenção de todos ao levar um tema muito recorrente nos dias atuais, sobretudo pela gravidade. Ressaltando que a violência contra a mulher é algo que, infelizmente, ainda é comum em muitas cidades brasileiras.
Para denunciar, qualquer cidadão pode usar o número da Central de Atendimento à Mulher, do Governo Federal, que é o 180. Violência contra a mulher está tipificada como crime na Lei Maria da Penha.
O que é?
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.
O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.