Quadrilhas e danças folclóricas encantam o público na primeira noite do Arraiá do Povão
O São João maracaçumeense está oficialmente aberto e desde a primeira noite já mostra evidências da riqueza que será essa temporada junina no município.
O ‘Arraiá do Povão’ começou e logo na primeira noite já deixou claro que este será um ano muito superior aos outros. Tradicional, o evento é o marco das festividades juninas na cidade de Maracaçumé e anualmente durante uma semana ajuda a expandir a cultura local.
Abrindo a temporada, neste sábado (23) várias quadrilhas juninas e grupos folclóricos do município levaram o público a sentir de maneira muito intensa todas as emoções que só o período junino é capaz de proporcionar. Desde o maranhense bumba-meu-boi até o tradicional carimbó paraense, os grupos apresentaram traços de toda cultura brasileira.
A Quadrilha Flor Caipira, da escola Adrielly Simone, é um exemplo claro da forma com que a cultura é trabalhada no interior das escolas municipais. Abrindo as apresentações, a ‘Flor Caipira’ reviveu as noites tradicionais do ‘São João’ brasileiro, recebendo do público o carinho e os elogios.
A secretária de educação, professora Marta Lourdite, além de estimuladora, também foi crucial para que as escolas municipais levassem para a noite de abertura lindas apresentações. “Estamos conscientes do nosso dever enquanto gestão pública, por isso com o apoio dos professores, pais, diretores, coordenadores e do prefeito Chico Velho trouxemos um pouco da cultura maracaçumeense nesta noite” comentou.
Os vereadores Zé Tweeter, Aparecida Amaral, Paloma e Marcelo da Pesca participaram do evento e não ficaram tímidos ao declarar o quanto está bonito o ‘Arraiá do Povão’. Aparecida, por sinal, fez questão de descer do palco para parabenizar os grupos ao fim de cada apresentação e visitar as barracas e cumprimentar as pessoas.
“Só quero desejar a vocês uma boa festa e um bom São João, claro agradecendo desde a pessoa que colocou o primeiro prego até aquele que colocou o último detalhe dessa estrutura bonita. Garanto que se o Brasil for para a final vamos colocar uma banda aqui no Arraiá para comemorar” declarou o prefeito Chico Velho. O gestor acompanhou do palco todas as apresentações juninas e os shows do cantor Edézio Nascimento e da cantora Monique Pessoa.
Shows
Edézio Nascimento, cantor da terra, trouxe seus sucessos e fez o público dançar o tradicional brega maracaçumeense. Irmão do saudoso Adelino Nascimento, o cantor é um fenômeno local e muito querido por ser muito autêntico.
No show, além das músicas que já são consagradas, o cantor apresentou seus dois novos sucessos que farão parte o seu novo CD.
Encerrando a noite, a ‘forrozeira’ Monique Pessoa trouxe um repertório bastante eclético, do forró ao fank. Ex-sacode, Monique também não deixou de cantar os sucessos que levaram seu nome ao Brasil inteiro.