X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Logo BLog Fernando Nascimento

Foto Fernando Nascimento

Curta nossa página do facebook

Prefeitura do MA manipulava dados no sistema do SUS para aumentar repasse de recursos federais, diz PF e CGU

Alvo de operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União nesta quinta-feira (2), a Prefeitura de Pedreiras é investigada por inserir dados falsos no sistema do SUS. Outros mandados de busca e apreensão foram cumpridos em outros municípios.

Jornalista Fernando Nascimentho | Postado em:

Prefeitura do MA manipulava dados no sistema do SUS para aumentar repasse de recursos federais, diz PF e CGU
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A operação Tiradentes, deflagrada nesta quinta-feira (2), pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) no Maranhão, apontou que a Prefeitura de Pedreiras manipulava dados falsos no Sistema Único de Saúde (SUS) para aumentar o valor dos recursos federais que seriam repassados pela pasta ao Fundo Municipal de Saúde.

O foco da operação foi Pedreiras, cidade localizada a 245 km de São Luís, onde as buscas se concentraram na sede da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.


Além de Pedreiras, outros 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos por auditores fiscais da CGU e policiais federais nas cidades de Bacabal, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues.

Os agentes também investigam se outros procedimentos ambulatoriais também foram manipulados em Pedreiras. O que segundo a Polícia Federal, pode ter impactado na elevação do teto de recursos federais no ano subsequência.

As investigações também identificaram uma empresa de Bacabal, cidade a 240 km de São Luís, no esquema. A CenterMed que, vende medicamentos e suplementos hospitalares. é uma das empresas que mais receberam recursos públicos de saúde no Maranhão.

Segundo a investigação, entre 2016 e 2022, foram mais de R$ 16 milhões de contratos com o município de Pedreiras. De acordo com a CGU, a empresa vencia licitações fraudulentas mesmo praticando preços superfaturados.
 

Operação

 

A operação recebeu o nome de Tiradentes, uma referência aos dados falsos de extração dentária, que foram inseridos pela Prefeitura de Pedreiras no banco de dados do SUS em 2021.


O município informou ao Ministério da Saúde que teria realizado mais de 540 mil extrações dentárias. Na época, a população estimada de Pedreiras, era de 39 mil habitantes e isso daria, em média, 14 dentes extraídos por cada morador.

Essa ação é o desdobramento da Operação 'Quebra Ossos', que apurou denúncias de fraudes para aumentar repasses do Fundo Municipal de Saúde para prefeituras. Dois homens chegaram a ser presos em outubro do ano passado no Maranhão.


Em nota, a Prefeitura de Pedreiras informou que está à disposição da PF e da CGU para fornecer as informações necessárias e os processos licitatórios foram feitos dentro da legalidade e da transparência.


Quanto ao caso de R$ 540 mil, a prefeitura disse que houve um erro de digitação, no envio das informações, e que abriu um procedimento para apurar o que aconteceu, que a cidade não recebeu dinheiro a mais e pediu a correção dos dados do Ministério da Saúde.

GALERIA:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp