Prefeitura de Boa Vista do Gurupi inicia campanha do período de reprodução dos peixes nativos
Respeite a piracema
Boa Vista do Gurupi possui uma extensão bacia hidrográfica e muitos peixes nativos, que durante este período, piracema, estão subindo o rio para reproduzir. Por isso, a prefeitura, fundamentada nas leis federais e estaduais, decretou proibição da pesca até o dia 31 de março de 2019.
Haverá multas e sanções legais para aqueles que desrespeitarem a piracema, a fiscalização vai ser realizada pela equipe da secretaria municipal de meio ambiente e turismo. Vale informar que se o pescador for sindicalizado e por ventura ser pego em uma fiscalização pode até deixar de receber o seguro defeso.
A Colônia de Pescadores vai entrar como parceira na fiscalização durante este período. Reforçando que a piracema é um fenômeno relevante para preservação de inúmeras espécies nativas.
Entenda
A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.
Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura. Os testículos dos peixes machos nesse período aumentam de tamanho, ficando repletos de sêmen.
No momento da fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozoides diretamente sobre eles. Após esse momento, os peixes descem novamente o rio. Vale destacar que ovos e larvas também fazem a viagem no sentido contrário ao da piracema enquanto amadurecem. No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios. Nessa época também ocorre um aumento da temperatura da água e do ar.
Um grande obstáculo à piracema é a presença de barragem. Os peixes, ao tentarem subir o rio, encontram esse obstáculo e, muitas vezes, ferem-se gravemente, além de ficarem muito exaustos. É nesse momento que muitos predadores se fartam de alimento. Mesmo quando os peixes conseguem se reproduzir, as larvas e ovos não conseguem sobreviver nos reservatórios. Além disso, há as turbinas que podem causar a morte tanto dos peixes quanto dos ovos e larvas.