PF realiza operação contra fraudes no auxílio emergencial no MA; suspeito foi preso com mais R$ 300 mil em espécie
Operação "Baluarte" cumpriu um mandado de busca e apreensão e prendeu preventivamente o suspeito do crime.
Na manhã dessa quinta (16), a Polícia Federal realizou uma operação contra fraudes no benefício do auxílio emergencial no município de Bacabal, a 252 km de São Luís. A "Operação Baluarte" cumpriu um mandado de busca e apreensão e prendeu preventivamente o suspeito do crime.
Além de diversos documentos falsos e instrumentos utilizados para falsificação, foram apreendidos na casa do investigado R$302.335,00 (em espécie) sem declaração de origem lícita, 129 munições calibre .38 sem autorização legal, e araras e pássaros da fauna silvestre que não tinham autorização/licença/permissão da autoridade competente.
Foram decretadas, ainda, medidas de sequestro de bens e bloqueio de valores para o ressarcimento do prejuízo causado aos cofres da União pela fraude.
Operação Baluarte
De acordo com a PF, os valores dos benefícios de auxílio emergencial eram desviados das contas das vítimas para o pagamento de boletos bancários, destinados ao suspeito.
O investigado vai responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, posse ilegal de munição de uso permitido e utilização de espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização/licença/permissão da autoridade competente.
O nome da operação faz alusão ao imóvel em que mora o suspeito, que é cercado de câmeras de vigilância e com uma estruturada “diferente” em comparação às outras residências do local, como uma espécie de fortaleza onde ele ser escondia.