PARFOR, uma conquista da gestão para os professores maracaçumeenses
Os professores tiveram oportunidade de ampliar seus conhecimentos em uma universidade pública e de renome. No município dois cursos estão em pleno funcionamento, Geografia e Educação Física.
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/UFMA é uma realidade no município de Maracaçumé. Um sonho que se tornou possível em função do empenho da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação. A coordenação local fica sob responsabilidade do Professor Ezequias.
Os professores tiveram oportunidade de ampliar seus conhecimentos em uma universidade pública e de renome. No município dois cursos estão em pleno funcionamento, Geografia e Educação Física.
Atualmente a turma de Educação Física está no 4º período do Curso e firma parcerias com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para executar projetos educacionais nas escolas do município. O envolvimento dos acadêmicos estimula a prática esportiva dentro do ambiente escolar e aumenta a possibilidade de aprendizado dos alunos.
Jogos escolares, maratonas e outros eventos esportivos serão encabeçados pela Turma, que ver na parceria uma chance de contribuir efetivamente com a Educação no município.
Para o acadêmico Kleydson Carvalho o PARFOR tem sido um diferencial na sua relação com a educação. “O PARFOR é uma oportunidade que todos nós agarramos no intuito de crescer intelectualmente, profissionalmente e humanamente, um diferencial na minha vida educacional e tenho certeza que na vida dos meus colegas” comentou.
Entenda sobre os cursos do PARFOR
Os cursos são gratuitos para todos os professores. O custeio é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), que repassa recursos para as instituições responsáveis pela formação, supervisão de estágio e certificação. Cabe às secretarias de educação assegurar aos cursistas material escolar, transporte, hospedagem e alimentação durante o processo de formação.