PAA fortalece a agricultura familiar em Boa Vista do Gurupi
Parte dos produtos que são adquiridos por meio do PAA são destinados para a merenda escolar. Produtos cultivados na região com apoio da Secretaria de Agricultura, que desde março vem estimulando a prática da agricultura familiar.
O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA está ativo em Boa Vista do Gurupi e durante a tarde dessa segunda-feira (04) centenas de pessoas puderam entender o funcionamento do Programa e ao mesmo tempo receber doações de alimentos adquiridos com recursos dessa primeira etapa.
A Secretaria de Agricultura firmou parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para fazer o levantamento das famílias passam por vulnerabilidade social e que realmente necessitavam receber as doações. Um cadastro foi criado para cada beneficiário e a tendência é que as doações continuem.
Parte dos produtos que são adquiridos por meio do PAA são destinados para a merenda escolar. Produtos cultivados na região com apoio da Secretaria de Agricultura, que desde março vem estimulando a prática da agricultura familiar.
Como funciona o PAA
Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.
Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal.
Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los no momento mais propício, em mercados públicos ou privados, permitindo maior agregação de valor aos produtos.
A compra pode ser feita sem licitação. Cada agricultor pode acessar até um limite anual e os preços não devem ultrapassar o valor dos preços praticados nos mercados locais.
Para Magno, coordenador do CRAS, as doações são uma alternativa positiva de garantir dignidade para centenas de famílias. O Secretário de Agricultura, João Siqueira, enfatizou o trabalho em equipe como principal responsável pelos resultados apresentados.
O Prefeito Antonio Batista (PSDB), que está em São Luís e não pode participar da entrega dos produtos, parabenizou os envolvidos e reafirmou o compromisso da Prefeitura com a agricultura familiar. “Estamos todos imensamente felizes a nossa terra voltou a produzir e cada produtor agora tem para quem vender os seus produtos, graças ao trabalho da Secretaria de Agricultura e das parcerias que estamos firmando, a todos parabéns” comentou.
Fonte: Assessoria de Comunicação