No Dia do Prefeito, Maracaçumé descobre que ficou apenas no 63º lugar no Ranking dos Indicadores do Previne Brasil
Presidente Médici, Santa Luzia do Paruá, Amapá do Maranhão e outros municípios conseguiram melhor colocação e exibem uma saúde de qualidade
O Dia do Prefeito, 06 de outubro, acabou sendo mais um dia no qual os maracaçumeenses não têm muito para comemorar, principalmente no que se refere a saúde pública. O Ranking dos Indicadores do Programa Previne Brasil estampa Maracaçumé apenas na 63ª posição, o que deve servir de alerta para a população que precisa de serviços básicos de saúde de qualidade.
Os indicadores medem a qualidade/desempenho das equipes da Estratégia Saúde da Família e, de acordo com os dados, Maracaçumé não está bem, ficando atrás de cidades como Presidente Médici (13º Lugar), Santa Luzia do Paruá (18º Lugar) e até de Amapá do Maranhão (58º Lugar).
Sem receber o ‘selo’ de qualidade de Atenção Básica do Maranhão, uma das cidades mais importantes da Região do Alto e Baixo Turi precisa melhorar o quanto antes para o bem de quem diariamente necessita das equipes da Estratégia da Saúde da Família.
Até o momento, segundo os moradores, nenhuma unidade básica de saúde foi reformada. Muitos esperam pelo menos por uma nova pintura para identificar o local e deixar o ambiente mais bonito.