Mutirão de combate ao Aedes aegypti continua acontecendo em Maracaçumé
Vários bairros já foram ‘limpos’ e muitos criadouros do mosquito foram destruídos
Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate a Endemias somam forças a outros servidores e estão conseguindo destruir muitos focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da dengue e chikungunya. O objetivo, também, é combater o mosquito palha, vetor da leishmaniose.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho conjunto já começa a render bons resultados, no entanto é preciso que a população contribua. Os profissionais precisam entrar nas casas e quintais para verificar possíveis criadouros ou até mesmo criadouros existentes e isso fica mais fácil quando os moradores ajudam.
Cada cidadão é o responsável pela limpeza do seu quintal e deve preocupar-se em não deixar água acumulada, evitando doenças. Torna-se relevante que todos tenham sensibilidade a respeito disto.
A prefeitura de Maracaçumé está intensificando as ações de combate aos mosquitos com foco na prevenção. Equipes estão realizando, além da limpeza, o serviço de nebulização (fumacê) em bairros mais próximos de áreas alagadas.