MP pede que Estado implante central de regulação de leitos de UTI no MA
MP ingressou com ACP junto à Justiça para que o estado implante a central de regulação de leitos de UTI de São Luís para a macrorregião de Saúde em Imperatriz.
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) junto à Justiça para que o estado do Maranhão implante a central de regulação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de São Luís para a macrorregião de Saúde em Imperatriz, a 626 km da capital.
De acordo com o órgão ministerial, a implantação de uma central de regulação de leitos de UTI em Imperatriz vai proporcionar o desafogamento dos prontos-socorros dos hospitais e a diminuição do tempo de exposição de pacientes à infecção hospitalar, do tempo de espera por leitos de UTI e do número de mortes evitáveis.
Segundo o Ministério Público, o governo do Estado afirmou, durante uma reunião realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), que realizaria o projeto em janeiro de 2017, mas nunca concretizou a medida.
Em outra audiência, realizada em outubro de 2018, a pedido do MP, o governo do Estado alegou questões de ordem orçamentária e financeira para a impossibilidade de concretizar o projeto.