Moro apresenta a governadores projeto de lei anticrime
Ministro Justiça e Segurança Pública se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para mostrar a proposta
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, apresenta a governadores e secretários de segurança pública dos estados o projeto de lei anticrime na manhã desta segunda-feira (04).
Participam do encontro, os governadores Eduardo Leite (RS), Camilo Santana (CE), João Doria (SP), Helder Barbalho (PA), Ibaneis Rocha (DF), Marcos Rocha (RO), Ratinho Júnior (PR), Renato Casagrande (ES), Ronaldo Caiado (GO), Rui Costa (BA), Antonio Denarium (RO), Mauro Carlessi (TO). Os estados do Acre, Amapá, Pernambuco e Rio de Janeiro estão representados pelos vice-governadores.
De acordo com a pasta, serão apresentadas propostas de combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes violentos.
O texto será enviado ao Congresso Nacional nos próximos dias para análise dos parlamentares nos próximos dias e faz parte das metas prioritárias dos cem dias de trabalho do governo federal.
Segundo a pasta, o projeto é uma das metas prioritárias dos primeiros 100 dias de governo
Na manhã desta segunda, Moro se encontrou com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, por cerca de uma hora para apresentar o projeto de lei.
Depois da reunião, o presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, deputado Capitão Augusto (PR-SP), afirmou que o projeto deverá incluir a proposta de criminalização da prática de caixa 2, inclusive para atos já praticados.
Em vídeo publicado nas redes sociais do ministério, Moro afirmou que as medidas de combate têm objetivo de combater ao mesmo tempo diversas modalidades criminosas.
"O crime organizado alimenta a corrupção, alimenta o crime violento, boa parte dos homicídios são relacionados, por exemplo,à disputa do tráfico de drogas, ou dívidas de drogas, e pelo lado da corrupção, esvazia os recursos públicos que são necessários para implementar essas políticas de segurança pública efetivas. Então, é um projeto simples, com medidas bastante objetivas, bem fáceis de serem explicadas ponto a ponto, para poder enfrentar esses três problemas", diz.
Do R7