Maracaçumeenses cobram por qualidade no Ensino Médio
Sem escola, sem transporte escolar e sem qualquer preocupação do Estado, alunos vão para casa mais cedo.
Como preconiza a Constituição Federal de 1988, o Ensino Médio é de responsabilidade do Governo do Estado. No Maranhão, o transporte escolar, merenda, contratação e pagamento de professores e construção de escolas do Ensino Médio são de responsabilidade de quem está residindo no Palácio dos Leões, atualmente o senhor Flávio Dino.
Em Maracaçumé, cidade a 236, 3 km de São Luís (distância via Ferry Boat), durante anos o Ensino Médio sobrevive com ajuda do Executivo Municipal. A prefeitura é que cede escolas municipais com toda estrutura para que os mais de 900 alunos não fiquem sem estudar, é que sede transporte escolar, pessoal de apoio e até merenda escolar.
Em poucas palavras, onde está o Governo do Maranhão nesta hora? Onde está quem de fato tem OBRIGAÇÃO de manter o Ensino Médio funcionando plenamente?
Neste ano as aulas do Ensino Médio iniciaram em meados de fevereiro, mesmo sem qualquer estrutura do Governo Maranhão disponível para que de fato os estudantes tivessem acesso a uma educação de qualidade. Não há professores suficientes, por este motivo os alunos são liberados mais cedo, não havia carteiras escolares suficientes, a prefeitura comprou carteiras e mandou para que os alunos não ficassem em pé durante os poucos minutos de aula, e como estes exemplos há muitos outros.
O Governo do Maranhão é o responsável pelo Ensino Médio, isso está em lei e vigora no país. A comunidade maracaçumeense, atualmente sem entender os motivos de tantos problemas a serem resolvidos, almeja por explicação, almeja por soluções. A prefeitura não tem responsabilidade e muito menos obrigação de manter o Ensino Médio, mesmo assim é quem está fazendo com que mais de 900 alunos não sejam prejudicados mais do que já estão.
Os alunos precisam de ônibus escolar, precisam da escola que está em construção, precisam de merenda, de professores e de toda estrutura. Governo do Maranhão trate com carinho e respeito estes adolescentes que buscam crescimento por meio da escolarização.