Maracaçumé passa por avaliação do PMAQ
As avaliadoras visitaram todas Unidades Básicas de Saúde
Uma equipe de avaliadoras do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) esteve visitando todas as Unidades Básicas de Saúde de Maracaçumé no intuito de avaliar os serviços oferecidos e as condições físicas de cada uma delas. O resultado deve sair apenas em janeiro do ano que vem.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) recepcionou a equipe do PMAQ e aponta as conquistas e a importância dessa avaliação recém realizada. Segundo a assessoria da SEMUS, Maracaçumé não tem motivos para lamentações, pelo contrário, há avanços significativos.
As avaliadoras ouviram usuários das UBS’s, inspecionaram a estrutura oferecida aos profissionais de saúde e analisaram os indicadores de saúde. No total cerca de 07 de Saúde da Família, 06 de Saúde Bucal e 01 Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) passaram pela avaliação.
Um fato extremamente importante é que a adesão ao PMAQ não é obrigatória, o gestor do município é quem decide se adere ou não. Em Maracaçumé o desafio foi aceito, a meta é organizar e melhorar a cada dia os serviços ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Saúde foi fortalecida nos últimos anos, reestruturada dentro das competências municipais que estão atreladas a Atenção Básicas. As UBS’s foram fortalecidas e vários índices de saúde são alcançados.
Fonte: Prefeitura de Maracaçumé