Jutaitiua celebrou a conquista da sua primeira unidade escolar
Foram longos anos aguardando por prédio adequado para receber alunos e professores
Esquecido por anos, o Povoado Jutaitiua, Junco do Maranhão, passou a fazer parte das ações do Executivo à medida que a atual gestão assumiu o comando da Prefeitura. Nesta sexta-feira, 14, a comunidade local celebrou a inauguração da Escola Municipal Henrique de Oliveira Filho.
Um prédio próprio e adequado para receber professores e alunos, um sonho que demorou 21 anos para se tornar uma realidade. O momento tornou-se histórico e aponta para as mudanças positivas que o município vem tendo nos últimos 3,5 anos.
“Não é fácil finalizar uma obra da gestão anterior, principalmente quando o recurso foi desviado e o que fica não tem como concluir, no entanto, nosso compromisso é com o povo e o que pudermos fazer, vamos fazer” comentou o prefeito Antonio Filho.
O prédio inaugurado deixa no passado os momentos de sacrifício que viveram professores, alunos e pais. Hoje ficará a disposição da comunidade escolar um local coberto, forrado, com salas amplas, banheiros, cantina e outros.
Além do prefeito Antonio Filho e uma comitiva de vereadores, também estiveram na inauguração a primeira dama Katiuscia, a vice-prefeita Fernanda e os secretários municipais.
É interessante destacar a qualidade da estrada vicinal que da acesso à escola. Trafegável e livre de buracos.
Como era no passado?
A comunidade Jutaitiua é uma das mais distante da Sede do município, uma área ribeirinha e que tinha difícil acesso. Durante muitos anos as aulas aconteciam em uma igreja local, cedida para tal fim, e muitas vezes as aulas foram ministradas nas sombras das árvores, pois era onde havia maior ventilação.
Além de todos estes problemas, havia carência de uma vicinal trafegável e principalmente de pontes.