Justiça determina cassação do mandato do prefeito de São João do Caru
Francisco Vieira Alves, o “Chichico do PTC”, foi condenado por atos de improbidade administrativa baseado em uma Ação Civil Pública (ACP) pedida pelo Ministério Público.
A Justiça determinou a cassação do mandato de Francisco Vieira Alves, o “Chichico do PTC”, prefeito do município de São João do Carú, a 360 km de São Luís, baseado em atos de improbidade administrativa.
A decisão do juiz Bruno Barbosa Pinheiro, da comarca de Bom Jardim, foi baseada em uma Ação Civil Pública (ACP) solicitada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) que aceitou as acusações do órgão de que o prefeito contratou funcionários para a prefeitura sem realizar concurso público e também utilizou-se de servidores do Município, como o procurador-geral e advogados, para atuarem na defesa dele em processos na Justiça.
Na decisão, o magistrado ainda aceitou a alegação do Ministério Público de que Francisco Vieira Alves deixou de realizar o pagamento de diversos servidores, cometendo assim, atos de improbidade administrativa.
Esta é segunda vez que o prefeito de São João do Caru perde o mandato. A primeira foi uma cassação por parte da Câmara Municipal, mas na ocasião ele conseguiu recuperar o cargo dele na Justiça.
Além de perder o mandato, Francisco Vieira Alves teve os direitos políticos suspensos por oito anos e está proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou empréstimos públicos pelo prazo de cinco anos.
Francisco Vieira Alves ainda pode recorrer da decisão judicial porque ela foi julgada em primeira instância.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de São João do Caru e aguarda um posicionamento sobre o assunto.
Dp G1MA