Inaugurado o CEJUSC da Comarca de Maracaçumé
O local possui 03 salas de atendimento, 06 mediadores e funcionará durante a semana próximo ao Fórum de Maracaçumé.
Na manhã desta de terça-feira (21), em Maracaçumé, aconteceu a solene inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), o primeiro da Comarca que abrange as cidades de Maracaçumé, Junco do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Centro Novo do Maranhão e Amapá.
Diversas autoridades municipais compareceram para dar ainda mais prestigio ao momento extremamente relevante para as ações do Judiciário, como a vice-prefeita de Maracaçumé, Joventina, e presidente da Câmara, vereadora Aparecida Amaral. Vale enfatizar a presença de juízes de comarcas vizinhas, advogados, promotores de justiça e do desembargador José Luiz Oliveira de Almeida.
José Luiz, desembargador, parabenizou os avanços conquistados pelo juiz da Comarca e toda sua equipe, além disso falou que os centros de conciliação foi uma medida muito bem implementada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que agora chega a Maracaçumé através do esforço do magistrado titular da Comarca.
“... O Centro de Conciliação da Comarca de Maracaçumé de certo também servirá para que as pessoas usem desse ambiente para a partir da sua própria autonomia pessoal possam decidir as suas questões” comentou o desembargador.
Além de um marco para história do município e para o crescimento do Judiciário na região, o CEJUSC surge como uma porta para que os cidadãos, através de mediadores, ampliem a possibilidade da resolução dos conflitos sem que haja tamanha espera ou desgaste de ambas as partes. O local possui 03 salas de atendimento, 06 mediadores e funcionará durante a semana próximo ao Fórum de Maracaçumé.
O magistrado titular da Comarca, Rômulo Lago e Cruz, que recentemente recebeu o título de cidadão maracaçumeense pelos serviços extraordinários prestados ao município de Maracaçumé tal como aos seus cidadãos, foi muito elogiado por mais uma ação positiva do Judiciário, por todos que participaram da solenidade.
Para o juiz a ocasião também foi de agradecimentos, sobretudo à parceria firmada com outras instituições. “Eu gostaria, nessa oportunidade, de fazer um agradecimento institucional a parceria que foi formada com todos os municípios da Comarca... Todos eles contribuíram imensamente para que hoje nós pudéssemos estar aqui inaugurando esse Centro destinado a população, a sociedade, porque afinal de contas essa é nossa finalidade maior: servir o público” finalizou.
Também foram certificados os mediadores que prestarão serviços no CEJUSC, no total serão 06 a realizarem tais mediações de conflitos. Todos capacitados e preparados para atuarem de forma que os conflitos possam ser solucionados com rapidez.