II Formação Continuada da Educação Inclusiva aponta melhorias na Educação de Maracaçumé
Professores, gestores e coordenadores participaram do diálogo em busca de estratégias para abordagens mais propositivas no âmbito da inclusão em sala de aula
Nos últimos anos a Educação, de forma geral, tem observado com maior ênfase a inclusão como oportunidade de ter uma escola mais acessível a todos. Em Maracaçumé, ontem(13), esse também foi um tema recorrente e que pela segunda vez foi discutido pelos professores, gestores e coordenadores na II Formação Continuada da Educação Inclusiva.
Sob coordenação do professor Elinaldo Pimenta, o evento trouxe novos olhares sobre Educação Inclusiva e aconteceu pautado em estratégias, já utilizadas em outros municípios, que podem ser aplicadas nas escolas de Maracaçumé. A Formação foi o primeiro evento da Secretaria Municipal de Educação a dispor de uma intérprete de Libras traduzindo para a linguagem de sinais todas as falas orais.
Marta Lourdite, atual secretária de educação, frisou a relevância de novas perspectivas dentro das ações da SEMED. “Todos os materiais utilizados aqui são riquíssimos, cheios de detalhes e de fácil entendimento, temos certeza que servirão para ajudar nossos professores a fazerem a diferença. Essas novas perspectivas são relevantes e devem fazer parte de Educação preocupada com o social, com o humano” disse.
Apesar de não poder comparecer ao evento, o prefeito Chico Velho, desde 2013, manteve em funcionamento uma sala de recursos direcionadas aos alunos com necessidades especiais. Além disso, formulou uma equipe para trabalhar exatamente nesse sentido.
A Formação se estendeu durante todo o dia e serviu para vários fins, todos com apontamentos para o crescimento profissional dos professores e para a inclusão dos alunos especiais no ensino regular.
Fotos