Gal vence enquete; Chico Velho é o único capaz de impedir projeto de reeleição em Maracaçumé
Confira os dados da enquete
A última terça-feira, 30 de maio, foi marcada por uma enquete realizada no Instagram do Blog Fernando Nascimento (@blogfernandonascimentho) que teve bons indicadores das possibilidades existentes no pleito eleitoral de 2024, apesar de não ser uma pesquisa científica eleitoral.
Ruzinaldo Guimarães de Melo (Tio Gal), atual prefeito de Maracaçumé, venceu todas as disputas diretas. Na enquete em que seu nome estava contra o ex-prefeito Chico Velho, foram mais de 1000 votos, destes Gal ficou com 63% e Chico com 37%.
Já quando Gal enfrentou Antonio do Gonçalo, o atual prefeito ficou com 77% dos votos e Antonio apenas com 23%.
Chico Velho ao enfrentar Antonio do Gonçalo ficou com 69%. O resultado não foi uma surpresa.
Vale pontuar que na enquete não entraram nas opções de escolha nem Tina, Carlito, João do Povo, Lamarck, Adriano, Rafael Perote, Edson Junior e Francisco do PT, lideranças que notavelmente fazem diferença no acolhimento de dados percentuais. E que influenciarão diretamente no pleito em 2024.
Apesar de tudo isso mudar até o pleito eleitoral, tendo em vista a dinâmica da política, o que isso pode nos indicar nesse momento?
Senhores, estamos próximos das movimentações políticas partidárias e todo jogo que acontece nos bastidores e os dados nos revelaram coisas óbvias. Vamos analisar:
1-Chico Velho, pelos dados, é o único que pode destruir o projeto de reeleição do Tio Gal e isso é muito nítido. Apesar da enquete não ser uma pesquisa eleitoral, é fato que as pesquisas eleitorais trabalham em média com 800 a 1200 entrevistas, a enquete contou com exatamente 1066 votos na disputa entre Gal e Chico, o que nos aponta uma margem de intenção muita segura.
2- Antonio do Gonçalo não tem quaisquer chances contra o Gal, a não ser que consiga entrar em uma disputa chancelado por Chico Velho, João do Povo, Lamarck, Edson Junior, André da Galinha, Carlito e Tina.
3 – Gal precisa reforçar seu grupo político se quiser vencer as eleições em 2024, já que reeleição é extremamente difícil e financeiramente exaustiva. Além do mais, diante do atual cenário, em que Chico Velho não afirmou ser candidato, em que Edson Junior está mudo e outras lideranças se escondem com medo de gastar os seus “cartuchos”, possivelmente alguns aguardam pelo rugir da oposição e isso pode ser ruim para o atual prefeito.