Flamengo vence e garante liderança até depois da Copa
Equipe jogou para o gasto e fez 2 x 0 no Paraná que, mesmo vindo de recuperação no Brasileiro, se manteve na zona de rebaixamento
O Flamengo fez jus à condição de atual melhor time do Brasileiro e venceu o Paraná, na noite deste domingo (10), no Maracanã, por 2 x 0, garantindo a liderança pelo menos até o reinício da competição, após a Copa do Mundo.
Mesmo sem realizar uma grande partida, o time carioca teve uma atuação segura, com total domínio das ações. Diego, que voltava de suspensão, foi autor de um gol de falta e, como destaque, saiu de campo aplaudido pela torcida, quando foi substituído aos 26 minutos.
Com a vitória, o rubro-negro chegou a 26 pontos, seis a mais do que o segundo, o Atlético-MG, e não pode mais ser alcançado até o intervalo da competição.
O jogo marcou a provável despedida de Vinícius Júnior da equipe no Maracanã. O jovem atacante, negociado com o Real Madrid por 45 milhões de euros (R$ 196,5 milhões), deverá se apresentar à equipe espanhola no próximo dia 17 de julho, dois dias após o fim da Copa do Mundo.
Principalmente no segundo tempo, com a presença de Felipe Vizeu, a equipe não sentiu os desfalques de Lucas Paquetá, suspenso, e da zaga titular. Os zagueiros Léo Duarte e Thuler começaram jogando e tiveram boas atuações. Negociado com a Udinese, Vizeu também estava em clima de despedida do clube.
Desde o início o Flamengo marcou na frente e buscou o ataque. Ao Paraná restava a tentativa de recuperar a bola na intermediária e arriscar um contra-ataque, sem, no entanto, oferecer perigo. Aos 19, Diego sofreu falta na entrada da área. Ele mesmo cobrou e fez 1 x 0, com a bola desviando na barreira.
Logo após o gol, o Fla continuou pressionando. Depois, perdeu o ímpeto e quase não criou. O Paraná tentava ameaçar buscando apenas os lançamentos desde a defesa, facilitando a marcação flamenguista. A melhor chance paranista foi com o atacante Carlos chutando por cima do gol. Desta maneira, mesmo diminuindo o ritmo, o Fla controlou o jogo até o fim do primeiro tempo.
Para a segunda etapa, o técnico do Paraná colocou Carlos Eduardo, mais ofensivo, no lugar de Jhonny Lucas. Buscou marcar sob pressão.
Mas, o Fla, mesmo com atuações discretas de Vinícius Júnior e Henrique Dourado, manteve o predomínio, obrigando o adversário a deixar pelo menos quatro jogadores recuados, temendo sofrer o segundo gol. Em vão.
Insatisfeito com o ritmo do time, que só tocava, o técnico Maurício Barbieri colocou Felipe Vizeu e Willian Arão nos lugares de Henrique Dourado e Jean Lucas, respectivamente. Deu tão certo que Arão cruzou para Vizeu completar, da pequena área, e fazer 2 x 0.
O Fla se reanimou por instantes. Três minutos depois do segundo gol, Vinícius Júnior apareceu e perdeu um gol cara a cara, antes de Diego ser substituído. Depois, o Flamengo procurou tocar a bola, com algumas investidas de Vinícius Júnior, até o apito final.
O Flamengo ainda enfrentará, na próxima quarta-feira (13), o Palmeiras, no Allianz Parque, às 21h. Já o Paraná, que, após um período de recuperação, caiu para a penúltima posição, com 9 pontos, enfrentará, em casa, o Cruzeiro, na quarta, às 19h30.
FLAMENGO 2 X 0 PARANÁ
Data e local: 10 de junho de 2018, às 19h, Maracanã (RJ)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Cartões amarelos: Jean Lucas e Felipe Vizeu
Gols: Diego, aos 20 do primeiro tempo; Felipe Vizeu, aos 20 do segundo tempo
FLAMENGO: Diego Alves; Rodinei, Thuler, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Jean Lucas (Willian Arão), Diego (Marlos Moreno) e Everton Ribeiro; Henrique Dourado (Felipe Vizeu) e Vinícius Júnior. Técnico: Maurício Barbieri.
PARANÁ: Thiago Rodrigues; Júnior, Jesiel (Neris), Rayan e Igor; Torito, Jhonny Lucas (Carlos Eduardo), Carlos Henrique e Léo Itaperuna; Carlos e Silvinho (Thiago Santos). Técnico: Rogério Micale.