Educação comemora a formatura do Projovem Saberes da Terra
A turma abre caminho para o avanço do Programa no Povoado Casulo.
No sábado (17) aconteceu a primeira formatura do Projovem Campo - Saberes da Terra em Maracaçumé. O evento foi um marco e agregou mais uma conquista para a Rede Municipal de Ensino.
A turma de formandos é do Povoado Casulo, escola José Ayrton Alves, a pouco mais de 07 km da sede, jovens homens e mulheres que através do programa puderam adquirir mais conhecimento e novas técnicas de manejo da terra. A secretária de educação, profª Marta Lourdite, prestigiou e parabenizou a turma.
A vereadora Aparecida também participou da solenidade representando o Poder Legislativo Municipal, segundo a parlamentar investir em educação é cuidar para que a sociedade se torne melhor e evolua. O representante da Unidade Regional de Zé Doca, Ezequiel Almeida, foi outra autoridade a acompanhar a formatura.
Segundo a gestora do Projovem no local, Auricélia, já existe uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para a continuação das ações do Programa, mas com finalidade de contribuir para a formação no nível médio.
O Projovem Campo - Saberes da Terra
O ProJovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.
No Povoado todos sentem a importância das atividades realizadas pelo Programa durante todo o tempo que esteve inserido no local. Os jovens formandos são hoje um exemplo da força de vontade de quem almeja crescer e contribuir para o crescimento da sua comunidade.