Desinteressado, Flamengo é favorito em Cariocão, que tem início hoje, 16
Flu, Vasco e Botafogo enfrentam desmanche em início de temporada
O Flamengo, time considerado o mais forte candidato ao título do Campeonato Carioca de 2018, não terá a competição estadual como prioridade.
A competição, que terá início nesta terça-feira (16), conta com Pelé como embaixador.
Após os insucessos na Libertadores, no Brasileirão e as derrotas nas finais de Copa do Brasil e Copa Sul-Americana do ano passado, a diretoria e os torcedores do time rubro-negro sonham com os títulos mais importantes da temporada.
Novo treinador do clube, Paulo César Carpegiani considera fundamental a participação do torcedor, ressabiado pela frustração de 2017, para que a equipe seja vencedora nesta temporada.
"O apoio da torcida só teremos mostrando bom futebol. Tenho muita confiança no que essa equipe pode render. Títulos serão uma consequência do nosso futebol", declarou o treinador ao ser apresentado no clube.
Mas o Flamengo, que busca o bicampeonato e estreia na competição nesta quarta-feira (17), contra o Volta Redonda, às 21h45, no estádio Raulino de Oliveira, pouco se reforçou até agora.
Na verdade, além da saída do técnico Reinaldo Rueda — que foi para a seleção chilena — e a chegada de Carpegiani, pouco se tem a falar da equipe em termos de contratações.
Os principais jogadores foram mantidos. Os dirigentes buscam ainda alguns reforços no mercado. O retorno de Vágner Love é a maior expectativa para o primeiro semestre no clube.
No Vasco, depois de uma campanha surpreendente que recolocou o clube na Libertadores após cinco anos, a crise política poderá afetar o rendimento em campo.
O presidente eleito Eurico Miranda e o candidato derrotado, Júlio Brant, têm trocado acusações. O pleito está sub judice, pois houve denúncia de fraude em uma das urnas.
O time, comandado por Zé Ricardo, terá os reforços do zagueiro Erazo (Alético-MG) e do atacante Riascos (Millonarios-COL).
Mas o elenco já perdeu o zagueiro Anderson Martins (São Paulo) e corre o risco de ficar sem o atacante Luis Fabiano (contundido) e os meias Matheus Vital e Nenê, que podem se transferir para outros clubes em 2018.
O Fluminense é outro carioca que vive um momento difícil neste início de temporada. No fim de 2017, a diretoria divulgou uma extensa lista de dispensas incluindo o goleiro Diego Cavalieri e o zagueiro Henrique.
Além deles, o meia Gustavo Scarpa, principal astro do time no ano passado, já acertou com o Palmeiras. O atacante Henrique Dourado, artilheiro do Brasileirão, já disse que não pretende ficar.
A péssima situação financeira não é novidade. O técnico Abel Braga lançou mão de vários jovens da base para compor o elenco no ano passado. Em 2018, o cenário deve ser o mesmo.
O Botafogo, que deu esperanças aos torcedores nas duas últimas temporadas, terminou 2017 em baixa. Inicia a disputa do Cariocão como incógnita.
Sem Jair Ventura, que assinou com o Santos, a equipe será comandada pelo ex-auxiliar Felipe Conceição, que precisará de tempo para montar a nova equipe.
O elenco sofreu perdas importantes, como o atacante Roger (negociado com o Internacional) e o volante Bruno Silva (Cruzeiro).
A contratação do atacante Rony, que estava no futebol japonês, foi a única novidade até agora. Mas o negócio poderá ser desfeito devido à uma dívida de US$ 10 milhões (R$ 32 milhões) que o Albirex Niigata-JAP cobra do Cruzeiro.