Cultura também integra as ações da SEMED em Maracaçumé
Escolas municipais festejam o São João das mais variadas formas
As tradições maracaçumeenses são ricamente vivenciadas no período junino, a cultura é fortalecida e todos, de alguma forma, se envolvem e revivem momentos atrelados as grandes de noites de São João. As brincadeiras juninas foram profundamente estimuladas pela Secretaria Municipal de Educação, que em parceria com as escolas municipais abordou a temática na prática.
Logo pela manhã a escola Noberto Marques de Araújo envolveu as crianças em momento de contato direto com a cultura local. Foram vários traços reforçados através das danças e das quadrilhas juninas.
Os alunos do 4º e 5º anos falaram com propriedade das comidas típicas que foram expostas durante o evento. A secretária de Educação, Marta Lourdite, participou e aproveitou a ‘festança’ junto com os professores e alunos.
Já na escola Adrielly Simone, abrindo a tarde, a sensação foi maravilhosa. As danças, as músicas e vestimentas indicavam que ‘São João’ também faz parte do cotidiano escolar e é um espaço propício para ensinar o respeito ao próximo e às diferenças.
O público lotou o pátio da escola para prestigiar as apresentações, que passearam pelo carimbó e pela quadrilha típica do Nordeste.
O Boi Brilho Juvenil ditou os ritmos das comemorações juninas da escola José Airton Alves, no Povoado Casulo. Além do tradicional bumba-meu-boi, também foi exibido o carimbó, a quadrilha e o boi-bumbá de Parentins.
Na comunidade todos ficam impressionados com a realização anual das comerações juninas no seio da escola. A diretora Auricelia Amaral, com apoio dos pais e dos professores, sempre se destaca por colocar o ‘boizinho’ para festejar o São João.