Conselho Tutelar promove um dia de ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Confira os melhores momentos do evento
No município de Junco do Maranhão o Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual foi repleto de ações desenvolvidas pelo Conselho Tutelar e muitos parceiros. O número de ações impressionou e conseguiu atingir o objetivo principal, que era aproximar a sociedade da luta levantada pela Campanha Faça Bonito.
O ’18 de maio’ foi intenso, mas também foi prazeroso, pois várias ações simultâneas e várias instituições deram as mãos em prol de uma causa comum. Incluindo a Escolinha Força e União, CRAS, SEMED, SEMUS, Poder Legislativo, e Prefeitura, cada um com sua parcela.
Circuito de Bike
No início da manhã, próximo a Quadra Poliesportiva de Junco, um circuito de bike foi especialmente preparado para que as crianças da Escolinha Força e União, um projeto social que tem no município, pudesse se divertir através de uma disputa puramente simbólica.
A brincadeira, com o foco de apresentar para sociedade o que de fato devem fazer as crianças, foi pura energia, adrenalina e interação. Até torcida organizada acompanhou a ‘competição’ que resultou em muitos campeões. Ao fim uma premiação simbólica foi entregue para o vencedor de cada etapa.
Atendimentos de Saúde
Ao passo que acontecia o circuito de bike, já na sede do Conselho Tutelar uma força tarefa foi montada pela Secretaria Municipal de Saúde para atendimentos rápidos de saúde. Enfermeiro, técnicos, psicóloga, nutricionista e outros profissionais somaram forças a Campanha do ’18 de maio’.
Muitas pessoas passaram pelo local e tiveram a sua disposição serviços como aferição de pressão arterial, medição do índice glicêmico, antropometria, orientações nutricionais e encaminhamentos. A medida que os atendimentos aconteciam, os profissionais aproveitavam para falar da Campanha e da relevância da denúncia aos órgãos como Conselho Tutelar para que os casos sejam resolvidos.
Caminhada
Saindo pelas ruas da cidade, alunos, professores e gestores aderiram a proposta do Conselho Tutelar de mobilizar e alertar a sociedade sobre a gravidade da situação. Segundo dados do próprio Conselho, o município possui um número alto de abusadores e de casos já encaminhados para autoridades.
A caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual aconteceu de forma muito singular, onde a disposição dos alunos e consciência com que protestaram maravilhou quem assistiu. Todos entenderam que o abuso é algo ruim e que prejudica a sociedade como um todo.
Palestra educativa
A psicóloga Gilmacy Menezes, muito conhecida pelo trabalho que desenvolve no âmbito da garantia dos direitos da criança de do adolescente, participou da mobilização. Através de uma palestra explicou como proceder para denunciar um possível abusador, assim como para identificá-lo com maior facilidade.
Também foi na palestra que os presentes puderam perceber como são severas as punições para quem comete abuso e é condenado por tal crime.
Show Gospel e apresentações
Finalizando o dia, já no começo da noite, uma série de apresentações trouxeram o lúdico, o encanto e o espaço no qual as crianças devem ser inseridas. As apresentações culturais do Grupo de Capoeira Acanp de Boa Vista do Gurupi e Quadrilha Revelação Flor do Sertão também fizeram parte desse momento.
Os cantores gospel locais, como Myrlla Lopes e outros, emplacaram canções conhecidas e que fizeram todos cantar juntos.
A primeira dama, Kaiuscia, permaneceu no evento e, além do apoio, também deixou seus esforços no sentido de garantir que os números de casos de abuso tenham incidências cada vez menores no território municipal.