Comunidades ribeirinhas recebem ações de combate à Malária
Além das ações de combate à malária, a SEMUS também realiza constantes ações de combate a dengue, zika e chikungunya, doenças também transmitidas por um mosquito.
Com responsabilidade a Secretaria de Saúde de Junco do Maranhão leva os serviços de combate a malária até as comunidades ribeirinhas do município. Os agentes de combates a endemias, no período de 07 a 11 de maio, estiveram visitando os povoados Jutaitiua, Cocal Grande, Araçatiua, Centro do Newton e Vila Paraense para realizar a borrifação.
Com foco na diminuição da população de mosquitos transmissores da doença, muito abundante nessas localidades, a equipe passou 04 dias em plena atividade percorrendo cada uma das comunidades mais próximas ao Rio Gurupi.
A malária assusta por ser uma doença voraz e agressiva, apesar de ter cura. Os sintomas variam e podem até levar a morte.
Chegar aos povoados, sobretudo no período chuvoso, não é uma tarefa simples, mas graças ao empenho da SEMUS e a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, os objetivos têm sido atingidos. O investimento na saúde preventiva galga elogios da população e estimula que os trabalhos sejam melhorados.
Além das ações de combate a malária, a SEMUS também realiza constantes ações de combate a dengue, zika e chikungunya, doenças também transmitidas por um mosquito.