Carlos Brandão é o preferido na corrida eleitoral, revela pesquisa Escutec
A ligeira vantagem sobre seu principal adversário, o senador Weverton Rocha, movimentou os bastidores da política maranhense
Carlos Brandão segue na frente na corrida eleitoral e o seu crescimento foi confirmado pela pesquisa Escutec/Imirante divulgada neste domingo, 1. Os dados apontam que o pré-candidato a reeleição, Brandão, conseguiu ter vantagem sobre o senador Weverton Rocha (PDT) seu principal adversário nesse momento.
Brandão aparece agora com 24%, contra 20% do senador pedetista. Na sequência aparecem o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PSD), com 12%, e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Lahesio Bonfim (PSC), com 11%. Os demais nomes no primeiro turno, ao que parece, não farão diferença.
A pesquisa Escutec trouxe também, pela primeira vez, cenários de eventuais 2º Turno. No cenário mais provável, neste momento, Brandão venceria Weverton por 39% contra 34%, tendo ainda 15% de indecisos e 12% de brancos e nulos. O atual governador venceu todas as simulações de 2º Turno feito pelo levantamento.
A pesquisa Escutec foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (MA-02565/2022), ouvindo dois mil eleitores do Maranhão, entre os dias 26 a 30 de abril. Com margem de erra de 2,19% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.
Na região do Alto e Baixo Turi, os dados foram recebidos com festa, sobretudo por seu apoiador, Dr. Caçula Coelho, prefeito de Presidente Médici. Não é de hoje, que vemos Caçula acompanhando Brandão e sempre levando seu nome por toda a região.
A parceria do prefeito é antiga e mesmo antes de Bradão ser cogitado como sucessor de Flávio Dino, Caçula já defendia o nome de Brandão para ocupar o cargo que durante 7 anos e uns meses foi de Dino.
Evolução
Entre Weverton (atualmente considerado traidor do grupo liderado pelo ex-governador Flávio Dino) e Brandão, o atual governador do Maranhão foi o que mais cresceu nas pesquisas já registradas, muito disso se deve ao não cumprimento da palavra do senador pedetista diante do grupo que o elegeu há quatro anos.
Nenhum maranhense, certamente, esperava que Weverton virasse as costas ao grupo que deu base para sua vitória em 2018. No meio político, a decisão contraditória do senador gerou muitas dúvidas sobre sua palavra.
Brandão veio crescendo a cada pesquisa, o que remete a toda movimentação realizada nos bastidores da política e no reflexo das visitas que ele vem fazendo as mais diversas cidades do Maranhão.
Rejeição
Assim como nas pesquisas anteriores, a rejeição de Weverton, atualmente com 15%, é maior que a de Carlos Brandão, que hoje caminha com apenas 13% de rejeição.