Aulas serão reiniciadas dia 30 de julho em Boa Vista do Gurupi
Em todas as escolas de Boa Vista do Gurupi as atividades normais voltam a funcionar na última segunda-feira do mês de julho
A Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista do Gurupi se organiza para reiniciar as aulas na última segunda-feira de julho, dia 30. Todas as escolas municipais estarão prontas, nessa data, para receberem os alunos após a temporada das férias.
Vale pontuar sobre a importância dos pais nessa retomada dos estudos, pois a volta a rotina escolar é uma tarefa complicada para as crianças. Até se acostumar com os horários novamente, os pais devem ficar atentos para que os filhos não se atrasem para as aulas.
A SEMED separou algumas dicas para um retorno positivo e satisfatório:
1 – Organize o material escolar
Faça uma lista dos materiais escolares antes da volta às aulas.
Na semana anterior às aulas, é hora de você deixar a mala pronta para encarar o primeiro dia de aula. Cheque se não faltam livros, se os cadernos estão em dia, se há canetas e lápis suficientes e se a mochila ainda aguenta mais uma temporada. O ideal é deixar tudo arrumado com pelo menos três dias de antecedência.
2 – Uniforme em dia
Antes de iniciar às aulas, checar tudo é algo fundamental para não esquecer de nada.
Se seu filho usa uniforme, é preciso checar também se está tudo certo com ele. A calça continua servindo? As camisetas estão lavadas e passadas? O ideal é usar essa semana de preparativos também para deixar as roupas limpas para a rotina de estudos. Lembre-se de que seu filho precisa se sentir confortável com o uniforme, então se você perceber alguma coisa errada, providencie a troca ou o conserto.
3 – Prepare o café da manhã
Como agora seu filho vai acordar mais cedo, ele vai precisar tomar um bom café da manhã. No final de semana anterior à volta às aulas, aproveite a sua ida no mercado para providenciar os itens que ele gosta, como leite, achocolatado, cereais, pães e frios. Já pense também no que ele vai levar de lanche para as aulas.
4 – Agende seus compromissos
Muitos executivos têm por hábito preparar a agenda da semana no final de semana anterior, de forma a planejar melhor tudo aquilo que será visto ao longo dos próximos dias. Crie esse hábito também com o seu filho, para que ele possa se organizar melhor quando chegar o período de trabalhos e provas.
5 – Revise a matéria do semestre anterior
Revisar a matéria do semestre anterior, ajuda a relembrar os pontos mais importantes que vão ser estudados no próximo semestre.
Sim, é bem possível que muita coisa que seu filho tenha aprendido no semestre anterior tenha escapado dos pensamentos dele nos dias de férias. Uma boa dica é tirar um dia da semana que antecede a volta às aulas para folhear livros e cadernos da primeira etapa do ano letivo. Isso ajuda a refrescar a memória e certamente vai ser útil nos primeiros dias de aula.
6 – Está em uma escola nova? Aproveite e visite-a
Para quem muda de escola, o reinício das aulas pode ser um período de incertezas. Uma das maneiras de deixar o seu filho mais tranquilo é levá-lo para visitar a nova escola e conhecer professores e auxiliares pedagógicos.
7 – Experimente o trajeto
Essa dica vale para quem está em uma escola nova. O ideal é que a criança tenha a oportunidade de fazer o trajeto para a escola pelo menos uma vez antes do início das aulas. Assim dá para ter uma noção melhor do tempo de deslocamento, permitindo a todos que saiam de casa no horário certo para não perder a aula.
8 – Seja determinado
A criança deve estudar sempre, mas o começo do semestre requer uma atenção especial. Quanto mais concentrada ela estiver no início, mais rápido ela vai entender o material e com certeza vai abrir uma boa folga nos primeiros trabalhos e provas para conseguir boas notas. Incentive seu filho a estudar mais na volta às aulas.
9 – Reestabeleça regras e horários
Durante as férias, é possível que o seu filho tenha dedicado um pouco mais do tempo a ficar na frente do computador ou a jogar videogame. A partir de agora, com a volta às aulas, voltam também as regras de horário, e ele terá que dividir o seu tempo entre o lazer e os estudos. Faça com que ele se lembre de que primeiro vem a obrigação e depois a diversão.