Audiência Pública consolida a atual gestão como a mais transparente que já passou pelo município
Acompanhe detalhes desse importante ato público.
Na manhã desta terça-feira, 28, na Câmara de Vereadores, os cidadãos participaram de mais uma audiência pública realizada pela prefeitura de Boa Vista do Gurupi, todas já realizadas este ano. Dessa vez foi a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018 a ser apreciada pelos boa-vistenses, que puderam pela primeira vez opinar e esclarecer dúvidas.
A LOA é fundamental para que haja uma harmonia na aplicação dos recursos, sobretudo no que a prefeitura tem de receita em relação aos gastos. Ouvir os cidadãos, abrir espaço para diálogo acerca desse item é de fato obrigação, contudo no município aconteceu pela primeira vez.
Em meados do primeiro semestre desse ano foi realizada a primeira audiência pública, essa para apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), instrumento elaborado anualmente que tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Também, foi nesse ato que os cidadãos passaram a ouvir falar nesse item e a discuti-lo.
A realização de mais uma audiência pública, sem contestação, consolidou a gestão como pioneira em transparência pública. Por sinal, recentemente o município ficou em situação regular junto a avaliação do Tribunal de Contas do Estado com relação ao Site e Portal da Transparência, outro avanço inédito na história de Boa Vista do Gurupi.
Para o prefeito Antonio Batista (PSDB) a realização das audiências valida a responsabilidade com que está sendo tratado os recursos públicos pela gestão. “Queremos apenas deixar claro que somos funcionários públicos, devemos prestar esclarecimento e gerir os recursos com supervisão e participação direta da população” afirmou.
Os profissionais da contabilidade estiveram no local para apresentar a LOA, a palestra foi ministrada por Daniel Bruno.
LOA - Lei orçamentária Anual
A Lei Orçamentária Anual (LOA) estabelece os Orçamentos do Município, por intermédio dos quais são estimadas as receitas e fixadas as despesas do governo municipal. Esse é um instrumento que ajuda na transparência das contas públicas ao permitir que todo cidadão acompanhe e fiscalize a correta aplicação dos recursos públicos.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Boa Vista do Gurupi