Assistência Social: Campanha Janeiro Branco alcança povoados de Junco do Maranhão
Falar sobre a saúde mental também é cuidar da vida
Levando ações ao interior do município, nesta sexta-feira, 29, a Secretaria de Assistência Social de Junco do Maranhão realizou uma ação de conscientização nos povoados. A Campanha Janeiro Branco serviu como ponto de discussão para refletir sobre a saúde mental e emocional.
A equipe foi de casa entregando panfletos com informações sobre a Campanha. A intenção é trazer a temática para o debate coletivo. A secretária de assistência social, Fernanda Souza, fez questão de acompanhar e participar da panfletagem.
Vale citar que a Secretaria busca expansão das atividades, por este motivo todas as ações que acontecerem na Sede também serão realizadas nos povoados.
O que os dados nos mostram sobre saúde mental
Os problemas de saúde mental são considerados a nova pandemia. A ansiedade, o estresse e a depressão passaram a ser vistas em pessoas próximas e distantes. Os dados mostram o aumento de casos no Brasil. São pessoas que precisam de ajuda e podem estar ao nosso lado – seja um vizinho, alguém do trabalho, um parente ou uma pessoa que está em alguma das suas redes sociais. Aliás, o uso excessivo delas também contribui para as pessoas se sentirem bem ou não.
Promover a saúde mental e o bem-estar é parte do ODS 3 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), da Fundação das Nações Unidas. Atualmente temos uma necessidade coletiva de enfrentar os problemas de saúde que vão além do nosso corpo e afetam a vida pessoal e profissional. No ambiente de trabalho estão os maiores índices de problemas de saúde mental, influenciando também nas taxas crescentes de suicídio no Brasil (o que alterou a redação desta meta global).