Após intensas cobranças do Blog a Saúde de Maracaçumé melhorou no PQA-VS 2021
O município melhorou os indicadores
Maracaçumé de janeiro até a primeira metade de 2021 estava com sérios problemas na gestão da Saúde, inclusive com índices em queda e a produção assustando a todos que entendem os números dos relatórios que medem a qualidade da Atenção Básica e da Vigilância Sanitária. O Blog Fernando Nascimento fez muitas cobranças e isso gerou frutos, pois nesta quarta-feira, 22, no Resumo do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Maracaçumé que antes estava em situação crítica, conseguiu atingir mais indicadores.
Apesar de atingir um indicador a mais que a sua meta, que era 7, Maracaçumé finalmente melhorou em relação a 2020 e ao primeiro semestre de 2021 (em outubro marcava apenas 5 dos 14 indicadores). O município alcançou 8 dos 14 indicadores existentes.
Mesmo crescendo, a Saúde ainda não conseguiu fazer o município superar alguns municípios vizinhos como Centro Novo do Maranhão, que neste novo resumo alcançou 10 indicadores, e Junco do Maranhão que alcançou 9.
Falta gestão na Saúde
Sem dúvidas, diante dos números de janeiro até agora e em comparação com 2020, há problemas de gestão na Saúde. Até o momento ainda não conseguiram acertar, de fato, em ações planejadas que alcance resultados.
No Relatório Consolidado do Bolsa Família na Saúde mais atual, Maracaçumé não conseguiu bater a meta deste ano, que deveria ser em torno de 70 pontos. Infelizmente o município não conseguiu acompanhar mais de 60% das famílias. No universo de 5.361 famílias, apenas 2.772 foram de acompanhadas.