Anatel autoriza bloqueio de sinal de celular em áreas onde estiverem Bolsonaro ou Mourão
Ato publicado no 'Diário Oficial da União' permite o bloqueio de sinal em situações em que se identifiquem 'risco potencial' para as autoridades. Raio do bloqueio pode ser de até 200 metros.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República a utilizar equipamentos bloqueadores de sinal de celular nos locais próximos de onde estiverem o presidente da República, Jair Bolsonaro, ou o vice-presidente, Hamilton Mourão.
Ainda segundo a decisão da Anatel, o uso dos bloqueadores deve ser feito em operações específicas, episódicas, urgente e temporárias “em que se identifiquem evidências concretas de risco potencial ou iminente de ações necessárias à preservação da segurança” do presidente e do vice.
A decisão autoriza o bloqueio onde as duas autoridades “trabalham, residem, estejam ou haja a iminência de virem a estar”. A autorização permite o bloqueio no local e até a uma distância de 200 metros em torno deles.
A medida foi publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (14). No sistema da Anatel, os documentos relacionados ao processo estão classificados como “acesso restrito”.
Do G1MA