X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Logo BLog Fernando Nascimento

Foto Fernando Nascimento

Curta nossa página do facebook

Amapá do Maranhão promovendo ações de combate e prevenção ao câncer de mama

Campanha Outubro Rosa mobiliza equipe da SEMUS

Jornalista Fernando Nascimentho | Postado em:

Amapá do Maranhão promovendo ações de combate e prevenção ao câncer de mama
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

 

 

A Prefeitura de Amapá do Maranhão realizou nesta terça-feira(22), no Hospital Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, uma ação em alusão ao Outubro Rosa, campanha que visa prevenir o câncer de mama. Durante a programação foi ofertado gratuitamente: testes rápidos, preventivos, consultas, palestras, roda de conversas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações dos profissionais de psicologia, nutrição, fisioterapia e ainda um aulão do Zumba.

A prefeita Tate do Ademar participou da ação e enfatizou ” Outubro é um mês especial na conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em todo o Brasil  e em Amapá do Maranhão estamos realizando importantes ações para  conscientizar os amapaenses sobre a temática.” Resumiu a prefeita.

Amapá do Maranhão promovendo ações de combate e prevenção ao câncer de mama

Saiba mais sobre o Outubro Rosa

 

O INCA e o Ministério da Saúde lançaram a campanha Outubro Rosa 2019, que reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. A campanha, que inclui cartazes, folders, banners e cards para impressão e utilização nas redes sociais, foi criada para divulgação não apenas em outubro, mas ao longo do ano inteiro, porque o cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente. O mote da campanha é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela” .

 

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

 

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

 

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

 

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

GALERIA:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp