A semana chega ao fim com um rol imenso de ações realizadas pela SEMUS de Maracaçumé
Em todos os locais do município os serviços de saúde chegam através das ações e mobilizações da SEMUS
A Secretaria Municipal de Saúde de Maracaçumé fecha a semana com muitas ações realizadas em todo o município. O trabalho em equipe conseguiu resultar em mais pacientes recebendo atendimento e em mais serviços de saúde chegando aos que mais precisam. Desde o dia 20, terça-feira, as mobilizações, orientações e atendimentos foram ampliados por novas estratégias da SEMUS.
Resumo
A unidade básica de saúde do Bairro Beira Rio, no dia 20 desse mês, realizou atividades com as gestantes que são acompanhadas pelos profissionais de saúde. Todas participaram das Palestras educativas, distribuição de repelente e sorteio de brindes.
No dia 21, quarta, o Programa Saúde na Escola levou dentista, agentes comunitários de saúde e outros profissionais para a Escola Adrielly Simone. A UBS dos Cariocas gerenciou as ações, que culminaram com orientações de prevenção da Dengue, Chikungunya e Zica. Além disso, as criações passaram pela aplicação de flúor e avaliação odontológica.
O combate ao mosquito Aedes aegypti não ficou apenas nessas ações, em toda cidade o carro do ‘fumacê’ espalha o veneno para morte imediata do mosquito. Os agentes de endemias também estão no campo realizando visitas domiciliares para destruir os focos e orientar os cidadãos.
No Povoado Centro do Jacy, a unidade básica de saúde começou os serviços itinerantes e as visitas domiciliares estão sendo realizadas com mais frequência. Não apenas os moradores do ‘Jacy’, mas os de outras comunidades também estão sendo beneficiados.
Através do Programa Saúde na Escola os alunos da Escola Antonio José da Conceição Barros junto com seus familiares receberam orientações de combate as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e outros esclarecimentos médicos. Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros, agentes de endemias e outros profissionais participaram da ação.
Os pacientes da unidade básica de saúde do Bairro Cidade Nova participaram de atividades alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que anualmente é lembrado no dia 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.