72% dos brasileiros defendem fim de privilégios para servidores públicos
Resultado é de pesquisa de opinião feita pelo Instituto Paraná Pesquisas
Sete em cada dez brasileiros acham que os servidores públicos têm privilégios no Brasil e apoiam propostas do governo que igualem os direitos entre trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. O resultado é de uma pesquisa de opinião feita pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 14 e 17 de dezembro com 2.204 brasileiros de 180 municípios das 27 unidades da federação.
O resultado da pesquisa mostra que a estratégia do governo federal de associar a reforma da Previdência ao fim dos privilégios pode dar resultado já que, de acordo o levantamento, há apoio da população para maior igualdade entre trabalhadores privados e públicos.
A primeira pergunta feita pelo Paraná Pesquisas no levantamento, feito por meio de questionário online, foi "O Sr(a) acredita que o funcionalismo público tem privilégios no Brasil?". A essa pergunta, 70,2% responderam que sim, 23,3% disseram que não e 6,5% não sabem ou não responderam.
O instituto também perguntou: "Se o Governo apresentasse uma proposta para tratar os funcionários públicos com os mesmos direitos da iniciativa privada, o Sr(a) apoiaria a ideia?". Neste caso, 72,6% disseram que apoiariam a proposta, 21% responderam que não e 6,4% não sabem ou não responderam.
Os entrevistados ainda foram questionados se gostariam de ser servidores públicos. 63% disseram que sim, se tornariam servidores públicos. 32% responderam que não e 5% não sabem ou não responderam.
O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de erro de 2 pontos percentuais para os resultados gerais.