6ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada em Boa Vista do Gurupi
Inúmeras entidades participaram da Conferência, cada representante participou ativamente do diálogo e das proposições.
Na terça-feira (29) a Prefeitura de Boa Vista do Gurupi, ao realizar 6ª Conferência Municipal de Saúde, deixou evidente o compromisso de ampliar e possibilitar serviços de saúde eficazes e mais próximos da população. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores sob a organização da Secretaria Municipal de Saúde.
A Conferência fortaleceu o diálogo entre gestão e comunidade numa perspectiva de aprimorar a atenção primária. Cristina Oeiras, assessora técnica na área da saúde, esteve no local e externou, em palavras sucintas e objetivas, os desafios que o município enfrenta e os avanços dos últimos meses na área em discussão.
Antonio Batista, prefeito, enfatizou sobre as melhorias, mas não deixou de falar acerca dos problemas relacionados a saúde nas esferas Municipal, Estadual e Federal. “Os desafios na área da saúde são muitos e vão na contramão dos recursos, que são cada vez menores, apesar disso não desanimamos e não nos desencorajamos, estamos batalhando ao lado de profissionais competentes para mudar a realidade da Saúde de Boa Vista do Gurupi, que ainda tem problemas, mas que já melhorou em diversos aspectos” disse.
Inúmeras entidades participaram da Conferência, cada representante participou ativamente do diálogo e das proposições. Vereadores acompanharam a discussão e também obtiveram esclarecimentos sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, sobre os recursos e sobre os problemas deixados pela gestão anterior, que, por exemplo, deixou de fazer a adesão ao PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), que iria repassar cerca de 30 mil reais a mais para o município aplicar em ações e serviços na área da saúde.
Boa Vista do Gurupi foi o único município da região Alto Turi a não realizar a adesão. Os prazos para aderir finalizaram em agosto de 2016.