10 meses e a vontade de trabalhar continua a mesma
Faça uma análise sobre as ações da Prefeitura de Boa Vista do Gurupi nos últimos meses.
De janeiro até agora muita coisa aconteceu e em Boa Vista do Gurupi a nova gestão do município traça metas e abre espaço para avaliação da população acerca das ações realizadas nos últimos 10 meses.
Com um perfil democrático e participativo, o Executivo não foge das responsabilidades e assume as falhas cometidas. Ao mesmo tempo, do mesmo modo, ressalta os avanços os colocando como conquistas de todos os boa-vistenses.
“Erramos algumas vezes na tentativa de acertar, mas sem dúvidas a crise piorou algumas situações caóticas deixadas por outras gestões, mesmo assim não fugimos da nossa responsabilidade quando assumimos algumas falhas e mais ainda quando buscamos imediatamente corrigi-las. Nos últimos meses esse tem sido o nosso papel, buscar acertar, consertando erros e trabalhando em parceria com a população para salvar o município que possui uma prefeitura quebrada financeiramente, que necessita de tempo e muito trabalho para retornar ao equilíbrio financeiro” comentou o prefeito.
De forma rápida e superficial podemos elucidar alguns fatos sobre a forma que o Executivo está tratando a coisa pública. Avaliem:
Transparência Pública
Com ferramentas de acesso livre do cidadão aos gastos dos recursos públicos, como o Site e Portal da Transparência, a Prefeitura conseguiu aproximar a população das ações públicas. Vale comentar que a Lei de Acesso à Informação obrigava desde 2012 que essas ferramentas estivessem funcionando, mas só em 2017 estas passaram a funcionar no município.
Além disso, a primeira audiência pública da história do município aconteceu, também, nesse ano, em meados de maio. As audiências são a oportunidade da população avaliar de forma mais profunda como está sendo gasto cada centavo dos recursos públicos.
Direitos reconhecidos
A crise é um fato inegável, prova maior são os recursos do FPM e da Educação que diminuíram absurdamente, inúmeras prefeituras maranhenses estão se quer conseguindo pagar os salários dos servidores. Mesmo assim, em fevereiro, os professores tiveram um aumento 7,64% em seus salários, em alguns municípios os docentes ainda brigam por esse direito.
Outros direitos garantidos na Educação: Regularização dos percentuais de gratificação; Redução da carga horária dos AOSD’s; Pagamento do adicional noturno aos Vigias.
Na saúde, após anos sem receber seu piso salarial de direito, os Agentes de Combate às Endemias passaram a receber seu salário como preconiza a Lei Nº 12.994, DE 17 DE JUNHO DE 2014.
Conquistas Materiais
A Polícia Militar que atua no município está mais equipada, pois após insistentes cobranças ao Governo do Maranhão a Prefeitura conseguiu uma nova viatura. Na saúde, uma ambulância 0 km e totalmente equipada está assistindo à população.
Na educação novas carteiras escolares e fardamento foram entregues, ação que perpassa a barreira criada pela crise financeira e que imprime o compromisso da Prefeitura em cuidar dos boa-vistenses.
Sensibilidade Social
Através da reativação do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, o social passou a chegar de fato as famílias que passam por vulnerabilidades sociais, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) trouxe novas perspectivas para crianças e adolescentes.
Através do CRAS a Secretaria de Agricultura vem distribuindo para essas famílias milhares de quilos de alimentos adquiridos a partir do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Melancias, laranjas, bananas, farinha e outros alimentos estão beneficiando e chegando a mesa dos mais carentes do município.
Novo calendário cultural
Do carnaval ao Dia das Crianças, o novo calendário cultural trouxe mais valor para os artistas locais e implementou datas antes não comemoradas ao rol de eventos municipais. As manifestações populares e o envolvimento da população permitiram o sucesso dos eventos.
Obras
Apesar de pouco tempo para executar obras de grande porte, no Centro uma praça está em construção, a obra segue com investimentos de recursos do FPM. Além disso, o Posto de Saúde do Bairro Novo 1 teve sua construção retomada, no local diversos profissionais trabalham para concluir e inaugurar a obra.
Um dos sonhos, a Escola do Ensino Médio, está a caminho de ser concretizado. A prefeitura fez a doação do terreno para a construção do prédio e há poucos dias a licitação para contratação da empresa que vai atuar na construção da Escola foi realizada.
Apesar de poucos meses, apenas 10, o município teve de fato algumas melhorias, até mesmo quem faz oposição ao atual governo, se agir com bom senso e com conhecimento de Gestão Pública, vai admitir essa realidade. Sem erros? Jamais! A gestão errou, mas não escondeu ou negou o erro, os admitiu e buscou rapidamente consertá-los com ajuda direta da população.