1ª Feira Cultural de Junco do Maranhão exibe talentos e produções dos artistas locais
Evento contemplou as determinações da Lei Aldir Blanc
Vários fazedores de cultura de Junco do Maranhão, na noite deste sábado (30), participaram ativamente da 1ª Feira Cultural realizada no município. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo organizou o evento fundamentada na Lei Aldir Blanc (LEI Nº 14.017, DE 29 DE JUNHO DE 2020), dando suporte, capacitação e orientação técnica para todos os trabalhadores do ramo cultural.
Vale pontuar que a cidade é uma das primeiras da região é executar, de fato, esta lei, que é uma ação emergencial para ajudar os fazedores de cultura que tiveram suas atividades prejudicadas pela pandemia da covid-19.
A Feira Cultural foi o ápice de uma semana de atividades voltadas inteiramente para os fazedores de cultura.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Jonathan Rodrigues da Costa, o evento é um marco na história da cultura local.
“Estamos muito felizes em fazer valer a Lei Aldir Blanc em nosso município, foi um processo idas e vindas até a Câmara de Vereadores, criação de conselho, publicação de Lei, de Edital, mas conseguimos fazer com que os fazedores de cultura pudessem ter acesso ao que é seu por direito. Sem dúvidas, este evento é o primeiro de muitos, torna-se um marco para a história da nossa cultura” comentou.
Quadros, comidas típicas e regionais, costuras, arte em ferro, artesanato, arte com marcenaria e muitos outros itens foram expostos. Além disso, houve show com artistas locais e com a presença da cantora maracaçumeense Lidya Sá.
Foi um evento maravilhoso e que em breve será realizado novamente.
Fotos